Antônio Carlos Pavão, ex-coordenador da RNEC e fundador do Espaço Ciência é exonerado do cargo.

Publicado em: 12/01/2023

Foto: Professor Pavão, fundador do Espaço Ciência. Créditos: Bruno Campos/JC Imagem.

O comunicado foi recebido pelo professor na última quinta-feira (05/01), após uma reunião convocada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Foto: Bruno Campos/JC Imagem

O diretor e fundador do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, foi exonerado do cargo exercido desde o ano de 1995. O professor recebeu a notícia na última quinta-feira (05/01), após uma reunião convocada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco com comissionados exonerados. No dia 03 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra, o qual exonera servidores estaduais em cargos comissionados.

Pavão é professor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza do Departamento de Química Fundamental da UFPE e atuava na diretoria do Espaço Ciência na condição de professor cedido pela universidade. Foi idealizador do Espaço Ciência e atuou como coordenador da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência.

"A exoneração do professor Pavão da diretoria do Espaço Ciência é, no mínimo, inexplicável, além de muito preocupante no sentido de colocar em risco a manutenção de um espaço tão importante para o ensino e a ciência, tão afetados ultimamente no nosso país. Com certeza é um fato que entristece a todos.", afirma Ana Paula Votto, vice-coordenadora da RNEC.

HISTÓRIA NA RNEC

No ano de 2004, Antônio Carlos Pavão participou do grupo que compôs a primeira expansão da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência. Foi mestre no desenvolvimento de metodologias que são utilizadas até os dias atuais pela Rede, participava das atividades nos encontros nacionais da RNEC e foi uma liderança destacável no período em que foi coordenador, entre 2012 a 2014.

Seu trabalho se alinhava com os propósitos da Rede idealizados pelo professor Leopoldo de Meis, com o ensino por meio da curiosidade instigada nos estudantes, trazendo o entusiasmo pela ciência e a criatividade.

“O professor Pavão foi uma das grandes lideranças de coordenadores de grupo da RNEC, ele trouxe para a Rede uma contribuição muito valiosa, onde foi possível perceber como a integração com o antigo e o novo sistema de museus do país, museus de ciência, podiam também desenvolver atividades como as que a RNEC desenvolvia.”, relembra João Bento Torres, atual coordenador da Rede.

MUSEU A CÉU ABERTO

Localizado no Parque Memorial Arcoverde, em Olinda, Pernambuco, o Espaço Ciência é um museu de ciência sem fins lucrativos, com ações voltadas à democratização do conhecimento científico. Os recursos para a manutenção do espaço são obtidos por meio de editais nacionais para financiamento. 

Sob a direção de Pavão, o Espaço Ciência se tornou uma instituição essencial para a divulgação científica por meio de suas práticas inovadoras, contribuindo para popularizar o interesse pela Ciência dos visitantes com a diversidade de atrações, exposições e experimentos interativos, além de proporcionar ações sociais para jovens e adultos de baixa renda. 

“O susto que nos foi apresentado com essa inovação reflete uma ação injustificada, uma ação que parece não ter sentido no que diz respeito a importância da divulgação e popularização da ciência. Nenhum espaço a menos para a ciência brasileira, nenhum espaço a menos para a divulgação científica no Brasil.”, finaliza João Bento Torres.

A exoneração do professor Pavão é recebida com grande pesar, visto que o ex-diretor e criador do Espaço Ciência é uma liderança nacional e internacional nas associações de museus de ciência, além de ser um pesquisador reconhecido internacionalmente. 

 

Por Ayla Ferreira, bolsista do Grupo de Pesquisa em Saúde, Reabilitação e Cognição (UFPA).
local_library

Mais notícias

XXII Encontro Anual da RNEC
Publicado em: 20/06/2023
Quando: 19 a 22 de maio de 2024   Onde: Universidade Federal do Pará, Cidade Universitária José da Silveira Netto, Belém, PA.
Leia mais
REUNIÃO CONJUNTA XXI Reunião da R...
Publicado em: 20/06/2023
REUNIÃO CONJUNTA XXI Reunião da RNEC-Rio e 12o Simpósio Ciência, Arte e Cidadania 28 – 30 Novembro 2023 Casa da Ciência – UFRJ Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, Rio de…
Leia mais