Cidade de Campo Grande sediará o XVI Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência

Publicado em: 08/02/2018

Cidade de Campo Grande sediará o XVI Encontro da Rede Nacional  Leopoldo de Meis de Educação e Ciência

 

“Despertando os novos cientistas do Brasil: Um olhar sobre o Novo Ensino Médio”, esse é o tema do XVI Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência, que acontece de 6 a 9 de junho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, MS.

O evento tem como objetivo discutir a educação cientifica e o ensino de ciências, propondo assim um debate entre pesquisadores e professores das universidades públicas de todo o Brasil.

A coordenação do evento esse ano está sob a responsabilidade da professora  Anamaria M.M. Paniago do Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas, da Faculdade de Medicina da UFMS.

A Rede surgiu em 1985 na UFRJ, idealizada pelo Prof. Leopoldo de Meis, com o objetivo de aproximar a Universidade do Ensino Público buscando novos caminhos para um ensino eficiente, dinâmico e atraente. Entre tais atividades, destacam-se cursos experimentais de curta duração para estudantes e professores vinculados ao ensino público básico e estágios de pré iniciação científica, que resultaram nos programas de Iniciação Científica Júnior, incentivados atualmente por agências de fomento federais e estaduais brasileiras. A RNLMEC atualmente é constituída por 34 grupos, vinculados a 21 instituições de ensino e pesquisa distribuídas em 12 estados da Federação.

Entre os temas das palestras já confirmadas estão o ensino de ciências, língua de sinais - LIBRAS e a ciência, divulgação cientifica, entre outros. Segundo a coordenação do evento, em breve outras atividades e palestras serão divulgadas, além das datas e formulário para inscrição e modelo de submissão do resumo. Esse ano haverá também durante o evento a Oficina: "Ilustração Científica no Ensino de Ciência”, ministrada pelo professor Dione Cordeiro Calado da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul.

Palestras Confirmadas:

“O Novo Ensino Médio: como a Universidade pode ser parceira”. Prof.  Wisley João Pereira – Diretor de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica - MEC

Caçador de dinossauros” - Prof. Dr. Luiz Eduardo Anelli - USP

“Os rastros da vida em Mato Grosso do Sul” - Profa. Dra. Sandra Garcia Gabas – FAENG – UFMS

"Simplificar ou complicar o ensino de ciências: Até aonde podemos aprender?"- Prof. Dr. João Batista Teixeira da Rocha – UFSM

"Sou surda e professora. Nenhum problema!" - Profa Esp. Elaine Aparecida de Oliveira da Silva - UFMS

Língua de sinais e a educação em diferentes culturas”- Prof. Dra. Shirley Vilhalva –UFMS

Dois surdos perdidos(?) sob um céu cinzento" - Prof. Bruno Baptista dos Santos - Museu do Amanhã (RJ) e Profa. Lorena Assis Emídio

“Interciência: divulgação e fortalecimento da ciência e tecnologia na educação básica” - Prof. Dr. Ivo Leite Filho – INQUI – UFMS

“Alfabetização ambiental, aprender brincando” – Prof. Paulo Robson de Souza- INBIO / UFMS

"Dengue, castanha de caju e Intel ISEF " - Estudante Gabriel Tiago Galdino

O Beijo da Morte” - Profa. Dra. Vivian M. Rumjanek – Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis – UFRJ

 

local_library

Mais notícias

Espaço Ciência inaugura novas atraçõ...
Publicado em: 08/02/2018
  Em clima de carnaval, o Espaço Ciência inaugurou, recentemente, duas novas atrações. Na “Sala Maluca” e no experimento “Olhar de Escher”, os visitantes se surpreenderão com suas percepções, bem…
Leia mais
Da ciência jovem para o mundo
Publicado em: 16/09/2017
O grupo do Educandário Tércio Correia, de São Vicente Férrer, foi premiado no Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, realizado no México de quinta a sábado (24 a 27 de maio).
Leia mais