Coordenadoras de grupos da RNEC têm projetos aprovados no edital do programa “SBPC Vai à Escola”

Publicado em: 29/12/2022

Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência

Entre os 41 projetos contemplados, 4 são de pesquisadoras participantes da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou o resultado do edital do programa “SBPC Vai à Escola” no dia 12 de dezembro. O programa é voltado a crianças, adolescentes e jovens de escolas estaduais e municipais, além de realizar também atividades para a formação de professores de nível Fundamental e Médio, e tem como objetivo a realização de atividades de divulgação científica, a aquisição de conhecimento científico e o estímulo à criatividade entre os estudantes. 

Criado em 1990, no Rio de Janeiro, pela Secretaria Regional da SBPC, o programa tem como foco a divulgação da ciência através do intercâmbio de conhecimento científico entre professores e estudantes. Para o edital referente ao ano de 2022, a SBPC incentivou a submissão de propostas relacionadas ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o período entre os anos de 2022 e 2023. Além disso, foram incentivados também projetos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Dentre as 41 propostas contempladas pelo edital, 4 são projetos de pesquisadoras da RNEC, sendo eles: “Vivenciando a Biologia e a Química: Potencializando práticas de Investigação Científica na perspectiva da Educação Integral”, de Giselle Zenker da UNIFESP, “Formulando: promoção da literacia científica para alunos ouvintes e surdos da rede pública de ensino através de cursos de férias”, de Kattya Gyselle de Holanda da UFRJ, “Os ODS nas exposições do Ciências Sob Tendas”, de Lucianne Fragel da UFRJ e “Programa IOC+ Escolas com educação para a cidadania, construção compartilhada de saberes, ciência, arte e alegria: iniciativas para levar a SBPC às escolas”, de Tania Araujo-Jorge da Fiocruz. 

De acordo com o edital do programa SBPC Vai à Escola, cada projeto aprovado deverá ser financiado com o orçamento máximo de R $10.000,00 (dez mil reais) entre os meses de fevereiro e novembro de 2023. As atividades promovidas pelo programa têm uma participação importante na promoção da divulgação científica no Brasil, levando conhecimento, cidadania e inclusão para milhares de estudantes brasileiros.

 

Por Ayla Ferreira, bolsista do Grupo de Pesquisa em Saúde, Reabilitação e Cognição (UFPA).
local_library

Mais notícias

XXII Encontro Anual da RNEC
Publicado em: 20/06/2023
Quando: 19 a 22 de maio de 2024   Onde: Universidade Federal do Pará, Cidade Universitária José da Silveira Netto, Belém, PA.
Leia mais
REUNIÃO CONJUNTA XXI Reunião da R...
Publicado em: 20/06/2023
REUNIÃO CONJUNTA XXI Reunião da RNEC-Rio e 12o Simpósio Ciência, Arte e Cidadania 28 – 30 Novembro 2023 Casa da Ciência – UFRJ Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, Rio de…
Leia mais