Da ciência jovem para o mundo

Publicado em: 16/09/2017

pessoas segurando a bandeira do Brasil

O grupo do Educandário Tércio Correia, de São Vicente Férrer, foi premiado no Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, realizado no México de quinta a sábado (24 a 27 de maio).

No ano passado, eles foram vice-campeões na 22ª Ciência Jovem, Categoria Iniciação à Pesquisa, e ganharam a credencial para participar da Feira mexicana. Únicos representantes brasileiros no México, dentre sete países latino-americanos, eles seguem no ano que vem  para outras duas Feiras Internacionais: em Porto Rico e na Argentina.

O PROJETO – O professor Flávio Cavalcanti e os alunos Jessé Alves e Heitor Costa representam um grupo de treze alunos do 5º ano Fundamental que, durante dois anos, criou, manteve e cuidou de uma horta escolar. Além disso, os produtos colhidos entraram no cardápio da escola e embasaram um trabalho de reeducação alimentar.

Na primeira etapa, o projeto, sob a supervisão do professor Flávio, envolveu a preparação do terreno, mobilização das turmas, plantação e manutenção da horta.  Cada problema surgido envolvia pesquisas para a busca de soluções. Foi o caso do ataque de formigas: “Pesquisamos e utilizamos dois inseticidas naturais. Aplicamos fumo e borra de café nas laterais e borrifamos as folhas com arruda”, diz o professor.

Já para resolver o problema do solo seco, os estudantes fizeram uma composteira: “Usamos fezes de animais, cascas de frutas e folhas secas”, explica Jessé. Sementes e mudas vinham da contribuição dos alunos que moravam nas áreas rurais: coentro, cebolinha, batata, chuchu, cenoura e árvores frutíferas.

Os produtos da horta passaram a ser inseridos no cardápio da cantina da escola e motivaram uma segunda etapa do Projeto: a reeducação alimentar.

Para apresentar no México, o grupo introduziu no projeto uma variação: como São Vicente Ferrer é a terra da banana, os alunos fizeram oficinas de culinária e de artesanato à base do produto.

local_library

Mais notícias

“A ciência do cozinheiro: a bioquími...
Publicado em: 19/12/2018
Acontece entre os dias 28 de janeiro e 1o de fevereiro de 2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o curso de férias “A ciência do cozinheiro: a bioquímica dos alimentos”.  Sob a…
Leia mais
#FelizNatal é o desejo da Rede Nacio...
Publicado em: 19/12/2018
Leia mais