SIGNAL SPARK: Aventura em Arduino, Dados e Programação
O grupo responsável pela implementação do Curso de Férias SignalSpark é formado por docentes, pesquisadores, posgraduandos, alunos de graduação e entusiastas da tecnologia comprometidos com a popularização científica e a inovação no ensino de ciências exatas e tecnológicas. Inspirado pela crescente necessidade de aproximar os estudantes da realidade tecnológica contemporânea, o grupo atua com foco na promoção de experiências educacionais envolventes e transformadoras, ancoradas na cultura maker e no uso de plataformas como o Arduino. A iniciativa nasceu de uma reflexão crítica sobre o atual cenário educacional, que, embora avance na disseminação da cultura maker, ainda carece de atividades específicas
UFRN – Grupo ‘Curso de Férias de Farmácia’
O laboratório LaSiD é reconhecido por sua excelência em pesquisa e desenvolvimento de nanotecnologia e terapias inovadoras para doenças crônicas. Com uma equipe dedicada e multidisciplinar, o laboratório possui expertise em nanotecnologia, sistemas inovadores para veiculação de fármacos e produtos naturais, e biotecnologia aplicada à saúde. O forte comprometimento da equipe com essa área é evidente por meio de sua sólida base científica e infraestrutura laboratorial de última geração. O laboratório está equipado com uma ampla gama de instrumentos, instalações e recursos essenciais para a síntese, caracterização e avaliação de nanomateriais e formulações farmacêuticas. Suas principais competências incluem o desenvolvimento
Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS)
O Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, participa da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência objetivando promover a discussão e a reflexão de assuntos relacionados à Educação Cientifica, com ênfase nas Radiações Solares. São abordadas as relações entre as radiações não ionizantes e os efeitos que causam em células e tecidos, bem como as suas conseqüências na saúde do indivíduo. Em especial destacamos a relação entre o câncer da pele e a exposição à radiação ultravioleta. Neste contexto são desenvolvidos cursos experimentais
UFPA – Grupo ‘Experimentando Ciências: O corpo Humano em Movimento’
Este grupo desenvolve o projeto "Experimentando Ciências: o corpo humano em movimento", que visa integrar ensino, pesquisa e extensão por meio de metodologias ativas e experimentação científica. O projeto é estruturado como uma disciplina optativa intensiva, com carga horária de 30 horas, destinada a calouros dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, além de estudantes do ensino médio da rede pública. Durante a disciplina, os participantes são organizados em equipes compostas por cinco a seis alunos, orientados por dois monitores e supervisionados por um professor doutor. As atividades são centradas no desenvolvimento de experimentos propostos pelos próprios estudantes,
UFMS – Grupo ‘Trem do Pantanal’
O Grupo Trem do Pantanal atua desde 2016 com uma missão clara: incentivar a iniciação científica entre estudantes do ensino básico de Campo Grande (MS). Através de três projetos distintos, o grupo tem construído pontes entre a ciência acadêmica e a educação básica, despertando vocações científicas e ampliando horizontes. Nossos Projetos Trem do Pantanal: Trilhando o Caminho do Bioma e das Doenças Tropicais Um curso de férias especialmente desenvolvido para estudantes do ensino médio, focado na exploração das doenças tropicais presentes nos biomas Cerrado e Pantanal. Os participantes têm a oportunidade de conhecer a biodiversidade regional e compreender os desafios
UNESP/Botucatu – Grupo ‘Investigando a vida das plantas’
A área de Biologia Vegetal, sob a coordenação da Profa. Carmen Sílvia Fernandes Boaro, se incorporou à Rede Nacional Leopoldo de Meis de Eduação e Ciência em 2009. Com o objetivo de promover interação e participação ativa na aquisição de experiência extraclasse de alunos de pós-graduação e graduação, com estudantes do ensino médio, público alvo, o grupo vem ampliando o dinamismo, a criatividade e o trabalho em equipe de todos os participantes, além de difundir e popularizar o conhecimento e recentes avanços de ciências, desenvolvidos na universidade, para o ensino médio da rede pública, como forma de contribuir para a
UFSC – Grupo ‘Explorando a Ciência’
"Explorando a Ciência" é um grupo vinculado à Rede Nacional Leopoldo Meis de Educação e Ciência (RNEC), formado por docentes e discentes do Programa de pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (PPGBCD) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é integrar as atividades realizadas no meio acadêmico com as atividades desenvolvidas nas séries de ensino da Educação Básica, despertando o interesse pelas Ciências, gerando um ambiente favorável para o desenvolvimento do pensamento científico e de habilidades para a observação crítica acerca dos fenômenos naturais e cotidianos.
UFPB – Grupo ‘Projeto O Surdo Cientista’
O projeto desenvolvido pelo grupo da UFPB, objetiva desde 2007 a inclusão social de surdos pela ciência.
UNESP/Botucatu – Grupo ‘A Ciência por trás das jaulas e gaiolas’
Eu, Lígia Souza Lima Silveira da Mota, Professora Associada junto ao Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biociências, UNESP e docente do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP - Campus de Botucatu venho por meio desta manifestar a intenção de continuar com o credenciamento do grupo "A Ciência por trás das jaulas e gaiolas" sob minha coordenação e cadastrado em 2017 por mais um biênio. Provavelmente, serão os últimos anos visto que estou em processo de aposentadoria. Como Membro da Rede desde 2010, afirmo aqui os
UNIFESP – Grupo ‘Vivenciando a Biologia e a Química’
O objetivo deste grupo é promover um diálogo transversal entre a universidade, a escola e a comunidade sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável do País. São realizadas uma série de atividades que visam engajar estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral, abordando temas relacionados às ciências básicas. Essas atividades estimulam a curiosidade e a autonomia dos alunos, valorizando e potencializando de forma ativa e integrada o conhecimento prévio do estudante.










